K-Pop é muito mais do que Gangnam Style
Temos um fenômeno musical que não só faz sucesso entre os asiáticos, mas pelo mundo todo. Estamos falando do K-Pop!
A Coréia do Sul é muito pequenininha, mas o tamanho das boy e girl bands lá não são proporcionais: bandas que trazem de 5 a 15 pessoas, se apresentando juntas, com muitas coreografias, rap, vozes graves e agudas e que levam as meninas teenagers ao delírio, até mesmo no Brasil!
Primeiro, vamos ao meu primeiro contato com o K-Pop… Que foi nos meados de 2008. Através de algumas amigas que fiz na internet, elas me mostraram videoclipes da banda Super Junior que eram extremamente engraçados pela “zueira”. E claro, para zoar o inglês dos meninos (aprendam essa, galera: em todas as músicas de K-Pop tem versos, palavras jogadas e qualquer outra coisa em outros idiomas, principalmente inglês!).
A música Abracadabra das Brown Eyed Girls lançou tendência: reconhecem os passos de dança delas? Oppa…
Aprendi a gostar dos meninos e comecei a ser introduzida a outras bandas, como as as Brown Eyed Girls(que possuem a minha música de K-Pop favorita de todos os tempos, Abracadabra), Girls’ Generation,SHINee e 2NE1, citando alguns exemplos. Eu cheguei a participar de fóruns só pra conhecer outras bandas e tal, acabei me aprofundando na época, mas de 2012 pra cá eu acabei meio que “me afastando”… Todavia, agora estou conhecendo novas bandas graças ao LatinPop Brasil! *_*
Antes de comentar sobre as bandas e seus shows pelo Brasil, preciso explicar sobre como essas bandas são formadas – é praticamente uma ciência a ser estudada, e acontece a mesmíssima coisa no Japão!
Existem empresas que recrutam garotos e garotas bem novos, as agências de talento, e que fazem todo um treinamento de canto, dança, atuação entre outras coisas, até mesmo de comportamento. Essas agências de talento lançam as bandas como um “produto” seu, e, consequentemente, angariam os frutos do sucesso das bandas para trazer mais e mais artistas ao sucesso. As agências de talento mais populares na Coréia do Sul são a SM Entertainment, JYP Entertainment e YG Entertainment, entre outras. Ah, importante citar que eles não agenciam apenas bandas: eles também lançam artistas solo. E gente, sério: a galera que sai dessas agências de talento são muito boas mesmo, cantam bem e tem coreografias complexas, nível asiático mesmo!
Então, vamos segmentar os principais artistas por suas agências de talento, beleza?
Na SM Entertainment, as bandas mais famosas e que fazem a cabeça das meninas são os rapazes doSuper Junior (que tem nada mais, nada menos que 15 integrantes!!!), TVXQ, SHINee, e as gurias Girls’ Generation (também conhecidas como SNSD), Red Velvet e f(x), além dos talentos individuais BoA (a menina até tentou uma carreira nos EUA, mas infelizmente não deu muito certo) e Kim Jonghyun.
Já a YG Family é formada pelo dono do hit Gangnam Style, PSY, que dispensa apresentações (as visualizações do YouTube já respondem por ele), além das populares boybands BIGBANG (juntamente com as carreiras solo de cada um dos meninos que também rendeu horrores a YG Entertainment) e Epik High, e as garotas do 2NE1, que bombaram nas pistas das baladas brasileiras com o hit explosivo I Am The Best.
Vale também citar algumas outras bandas que não são desse trio famoso de agências, como as meninas do 4minute (lideradas pela HyunA que também tem uma carreira solo de respeito na Coréia), Lee Hyo Ri, o grupo Orange Caramel e os garotos da INFINITE. E olha, eu poderia continuar falando que a lista não acabaria hoje, tem MUITA coisa nesse universo a ser explorado!
O fandom de K-Pop no Brasil é bem grande e respeitável! Temos portais dedicados ao gênero totalmente em português, fora a tradução das músicas para o nosso idioma. Isso foi tão bem reconhecido pelas empresas, que algumas delas trouxeram suas turnês para cá, vide a Cube Entertainment que trouxe vários artistas como as 4minute, a boyband B2ST e a cantora solo G.NA em 2011; e a SM Entertainmentque trouxe o Super Junior para fazer um show no Brasil em 2013. E tem muito mais vindo por aí…
Além disso, o canal PlayTV também colabora com a popularidade do gênero no Brasil, trazendo o programa Interferência Ichiban, que mostra videoclipes de K-Pop e também outros gêneros de sucesso na Asia como o J-Pop e o J-Rock. E claro, no bairro da Liberdade, em São Paulo, várias lojinhas na Rua Galvão Bueno trazem CDs originais e produtos licenciados das boy ou girl bands coreanas para as fãs brasileiras gastarem a beça. Vale a pena vocês conhecerem a Liberdade, aliás <3 Muito amor!
Fonte: Latinopop





Comentários